
A expectativa para 2014 é de colher 193,6 milhões de toneladas de grãos, sendo 90 milhões apenas de soja. A produção dos EUA é estimada em 89,51 milhões de toneladas, de acordo com relatório do Departamento de Agricultura norte-americano.
"A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), cuidadosamente, disse que a safra é de 193 milhões de toneladas. Mas os produtores e o próprio ministro [Antônio Andrade], da Agricultura, estão falando que é de 196 milhões. Isso é uma vitória do agronegócio do Brasil", disse.
Para a presidente, os resultados obtidos pelo agronegócio são "um exemplo para o país". "Nas últimas duas décadas, a produção cresceu 221% e a área plantada apenas 41%. Isso é produtividade na veia. É o que procuramos em todas as áreas do país", disse.
Pouco antes do lançamento da colheita, Dilma se reuniu com entidades representantes do agronegócio em Mato Grosso. Eles entregaram uma carta em que cobram investimentos em infraestrutura e logística e atendimento a "demandas emergenciais".
Entre as cobranças, estão investimentos no setor portuário, construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, que liga Goiás e Tocantins a Mato Grosso, desburocratização para obras de infraestrutura, entre outras.
Em seu discurso, a presidente procurou responder às cobranças dos produtores. "É preciso deixar claro que muita coisa ainda precisa ser feita. A falta de logística para o escoamento da produção ainda é o maior entrave de Mato Grosso", dizia o documento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário