
Participaram do evento professores, pedagogos, chefes de departamentos, funcionários e representando o prefeito Hildo do Candango, o vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita, além da magistrada da Comarca de Águas Lindas Célia Regina que falou do projeto.
Jiribita enalteceu a magnitude do alcance do projeto do Tribunal de Justiça. “Desta forma estaremos contribuindo para o crescimento da cidadania plena de nossas crianças que irão desenvolver com mais conhecimento acerca de seus direito e deveres”, concluiu o vice-prefeito.
“Para a existência de um Estado Democrático de Direito é imprescindível que os poderes atuem em prol dos indivíduos, em sintonia com todos os setores da sociedade, e, para que isto ocorra, é fundamental que os cidadãos tenham acesso a conhecimentos básicos sobre o Poder Judiciário, bem como maior integração e proximidade entre magistrados e comunidade” explica magistrada Célia Regina.
Atualmente faz-se necessária a aproximação entre os órgãos responsáveis pela distribuição da justiça com a população. O modelo de justiça mais democrático, acessível, e participativo, passa pelo estabelecimento de canais de comunicação com a sociedade e seus atores sociais.
Neste contexto, o Magistrado exerce um importante papel na execução de estratégias para o aprimoramento da cidadania e para conscientização da sociedade no que diz respeito a seus direitos e deveres e, como consequência desta conscientização, a promoção da paz social.
É com este objetivo que foi criado o Projeto "Cidadania e Justiça também se aprendem na escola", o qual contribui para o alcance da Meta 4 de 2011 do Conselho Nacional de Justiça e da Meta 6 do Plano Estratégico 2011/2013 do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, que visam implantar programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do poder judiciário em escolas ou outros espaços públicos. Este plano estratégico busca aprimorar a comunicação do Poder Judiciário do Estado de Goiás com a sociedade e seus colaboradores, tendo como propósito promover ações de responsabilidade social e ambiental, atuando de forma a garantir a sustentabilidade por meio de ações educativas, de inclusão social e de práticas ecoeficientes. Por sua finalidade, o Projeto visa promover ações de Responsabilidade Social e Ambiental e visa implantar, nas 60 maiores comarcas do Estado, ações que impactem positivamente a sociedade.
Sob este prisma, foram publicados no DJe 1119/2012, de 08/08/2012, os Decretos Judiciários nº 1653 e 1654, os quais institucionalizaram o Programa Justiça Educacional, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, ditando suas diretrizes e membros.
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário