segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Procuradoria Regional Eleitoral impugna 27 candidaturas em Goiás

Órgão apontou irregularidades de candidatos, incluindo Lei da Ficha Limpa.
Casos serão julgados pela Justiça Eleitoral até o próximo dia 1º de agosto.


A Procuradoria Regional Eleitoral em Goiás (PRE-GO) anunciou, na segunda-feira (15), a impugnação de 27 candidaturas no estado por regras de inelegibilidade, incluindo a Lei da Ficha Limpa. Os casos serão analisados e julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral em Goiás (TRE-GO) até o próximo dia 1º de agosto. Entre os candidatos que podem ter o registro indeferido está o ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT), que concorre ao cargo de governador.

De acordo com a PRE-GO, foram analisados 978 registros de candidaturas entre os cargos de governador, vice-governador, senador, deputados estadual e federal, suplentes, além de coligações, de acordo com a Lei Complementar nº 64/90. Até a próxima sexta-feira (18), o órgão ainda fará a análise dos pedidos de registro apresentados ao TRE-GO pelos próprios candidatos, que são as chamadas candidaturas avulsas.
Dos pedidos de indeferimento de candidaturas já feitos pela PRE-GO, 18 são referentes a problemas em contas. É o caso de Gomide, que teve o nome incluído na lista de gestores com irregularidades entregue ao TRE-GO pelo Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO).  Segundo o órgão, o candidato teve contas referentes ao ano de 2010 investigadas, quando ainda era prefeito de Anápolis.
Em nota, a coordenação jurídica do PT  informou que o caso envolvendo Gomide “se encontra com Recurso de Revisão em análise" pelo TCM. Desta forma, "a apreciação das contas do ano de 2010 não foi de cunho terminativo, não tendo o condão de causar a inelegibilidade”. Além disso, a nota ressalta que o balanço geral das contas “foi analisado e devidamente aprovado pela Câmara Municipal de Anápolis. Assim, Gomide possui todas as condições de elegibilidade".
Caso a Justiça Eleitoral aprove os pedidos de impugnações de candidaturas, os políticos terão prazo de sete dias, a partir da notificação, para apresentar suas defesas.
Confira abaixo a lista de candidatos impugnados pela PRE-GO e os motivos:
Contas rejeitadas
Candidato a governador:- Antônio Gomide (PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário