sexta-feira, 22 de maio de 2015

Presidente da Cootrap concede entrevista: sobre A situação do transporte público rodoviário de Águas Lindas

Presidente da Cootrap concede entrevista exclusiva e fala sobre a situação do transporte público rodoviário de Águas Lindas
A cooperativa está providenciando a construção de um terminal central nas instalações do Shopping Águas Lindas para que passe a funcionar no município o  modelo de transporte integrado
 Durante três meses a equipe de reportagem do Jornal Águas Lindas (JAL) vivenciou o dia a dia dos usuários de transporte público rodoviário municipal. Os ônibus que percorrem dentro de Águas Lindas pertencem à Cooperativa de Transporte Público (Cootrap) que existe no município desde 1994. A cooperativa, por meio da Lei Municipal nº05/2009 que institui o transporte público no município, através de um acordo (contrato) firmado com a Prefeitura, ganhou a concessão de ofertar o serviço de transporte rodoviário municipal pelo prazo de dez anos com possibilidade de prorrogação por mais dez. Como o acordo foi firmado em 2009, a Cootrap é responsável por ofertar o serviço até 2019, quando o mesmo poderá ser prorrogado até 2029.
Durante a apuração feita pela equipe de reportagem do JAL, podemos ouvir alguns usuários que nos contaram suas posições enquanto usuários do transporte público rodoviário. Entre as queixas, destacam-se as mesmas que em âmbito nacional, ou seja, quando se analisa o transporte rodoviário das grandes capitais, também aparecem. Reclamam-se basicamente da superlotação, da mal conservação dos ônibus, da falta de horário e de linhas, e também do alto preço das passagens. Em Águas Lindas, por exemplo, as reivindicações foram as mesmas, com destaque para a superlotação e a falta de linha em diversos bairros da cidade.
Após a coleta de dados nossa reportagem entrou em contato com a direção da Cootrap, que nos concedeu uma entrevista exclusiva com seu presidente, Jonathan de Sousa.
 Justificativas
Ao todo a cooperativa possui hoje 30 micro-ônibus (de 28 lugares) para atender em média, diariamente, cerca de nove mil passageiros. A Cootrap, que hoje é constituída por 27 associados, começou atuar em Águas Lindas quando um grupo de “permissionários”, como eram chamados os profissionais que faziam o transporte rodoviário dentro da cidade em suas kombis e vans, resolveu buscar formar um cooperativa para atender a demanda do transporte rodoviário da cidade. Com isto, a Cootrap possui hoje a peculiaridade de ser uma empresa 100% aguaslindense. Nasceu no município e, segundo seu presidente, vem se desenvolvendo junto com o município. Atualmente ele emprega 150 funcionários que são todos “moradores de Águas Lindas”, afirma Jonathan.
Conforme explica o presidente, em toda a cidade existem 10 linhas, ou seja, rotas, percursos que englobam desde a região central do município até as mais longínquas como é o caso dos bairros Morada da Serra, Mansões Odisséia, Jardim Paraíso, Jardim VI e Padre Lúcio.
Quando perguntado sobre o estado de conservação dos micro-ônibus, o presidente explica que os eles não são “velhos” pelo fato de terem sidos fabricados em 2010. O problema, comenta Jonathan, é que a pavimentação das ruas da cidade, por estarem esburacadas, teria contribuído para a deterioração dos veículos. Ele também comenta que o vandalismo cometidos por alguns passageiros é outro causador dessa deterioração. “Há dois, três meses, passamos por uma vistoria feita pela Secretaria Municipal de Transporte. É uma vistoria que ocorre trimestralmente. Existiam realmente alguns ônibus que estavam em estado crítico, mas estamos reformando. A prefeitura também nos afirmou que com o término do período chuvoso as ruas da cidade serão todas pavimentadas”, explica o presidente.
Sobre o problema da superlotação, Jonathan explica que o uso de micro-ônibus como veículo dos passageiros não é uma opção da cooperativa e sim da Prefeitura. De acordo com o presidente, a Lei 05/2009 é quem institui que para fazer o transporte público rodoviário dentro do município os veículos deveriam ser micro-ônibus. “É mais fácil conseguir um ônibus grande do que um pequeno. Se fosse permitido a gente colocava dez amanhã mesmo”, diz o presidente. Ele também garantiu que foram comprados mais três micro-ônibus para complementar a frota, porém, esses, serão de 32 lugares, que o máximo permitido pela lei municipal.
Soluções
Segundo o presidente da Cootrap, hoje, 85% de Águas Lindas é coberta pelo serviço de transporte público rodoviário. Com linhas que começam às 5h45 da manhã indo até 23h10, quando sai uma linha especial do Shopping Águas Lindas, a Cootrap afirma que qualquer morador que se sentir prejudicado pela falta de linha de ônibus deve entrar em contato com a cooperativa através do telefone 3613 – 0949 e fazer uma solicitação.  “O telefone também serve para sugestões e críticas ao nosso serviço”, destaca Jonathan.
Durante a entrevista, o presidente fez questão de agradecer ao Poder Executivo, na pessoa do prefeito Hildo do Candango, que, segundo ele, sempre se demonstrou aberto no que fosse para ajudar na melhoria do transporte. Sem reajustar as passagens durante cinco anos, o presidente afirma que a tarifa cobrada em Águas Lindas é mais barata em todo território nacional. E, na busca para manter os pontos positivos e corrigir os erros, a Cootrap nos informou de primeira mão, que no prazo de 60, 90 dias, todo o transporte público rodoviário municipal será interligado.
De acordo com o presidente, será construído um terminal rodoviário nas instalações do Shopping Águas Lidas, que servirá com ponto central. De lá sairão ônibus para todas as partes da cidade e em seguida retornarão outra vez ao terminal. “Já conversamos com o pessoal da prefeitura, porque a nossa intenção é realmente a de mudar a história do transporte de Águas Lindas”, diz Jonathan. “O sistema de bilhetagem eletrônica já nos possibilita a fazer isto. Assim, vamos abrangi o transporte para toda a cidade.”

Fonte: http://jornalaguaslindas.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário