O blogger Canal de Noticia
recebeu graves denúncias da atual administração da cidade de Piritiba BA
O Município de Piritiba, está localizado no Piemonte da
Chapada Diamantina, no centro do interior baiano. Possui clima ameno,
(temperatura média de 25° C), devido a sua altitude. A região foi desbravada em
1883, e tudo começou na Fazenda Cinco Várzeas de propriedade do Cel João Damasceno
Sampaio, que era totalmente coberta pela Mata Atlântica. Possui um bom numero
de rios e riachos, quase todos temporários, com exceção do Rio Jacuípe que
corre o ano todo. Seu relevo é bastante ondulado, e em suas terras como já
disse Pero Vaz de Caminha, quando do descobrimento do Brasil, tudo que se
planta, dá.
O
Cel João Damasceno Sampaio, tinha um grande sonho: Ser o fundador de uma grande
cidade. Em 1925, começou a realizar este sonho.
A
historia do Município começa na sede da “Fazenda Cinco Várzeas”, chamada de
“Sobradinho”, de propriedade de João Damasceno Sampaio no ano de 1925. Conta
Francelino França da Silva, fiscal de rendas da Prefeitura Municipal, que o Sr.
João Damasceno, mandou chamar á sede de sua fazenda, o Sr. Manoel Nazeozeno
Lopes, mais conhecido como Manoel de Alcino, homem com vasto conhecimento
pratico de agrimensura e desenho, e pediu para o mesmo providenciar a medição e
o projeto de uma cidade que faria construir dentro de sua propriedade. A
principio o Sr. Manoel de Alcino, pensou tratar-se de um sonho maluco, pois não
achava o local muito adequado, para se construir uma cidade, devido a escassez
de água tendo em vista que o riacho que passava pelo local era temporário.
Mesmo assim, providenciou a medição, e o projeto do loteamento, com suas ruas e
praças e o entregou a João Sampaio. Este sem perder tempo, convocou um agregado
de sua fazenda de nome Manoel Apolônio e o mandou limpar o local e chamou
alguns parentes para iniciar a construção das primeiras casas.
As
pessoas que atenderam o chamamento e construíram as primeiras cinco casas
foram: Francisco Marcelino de Miranda, Virgilio Lima, Eleodorio Lima, Ismael
Lima e o próprio Manoel de Alcino. João Sampaio ia vendendo os lotes para os
que podiam pagar. Os que não tinham recursos, ele doava os lotes,
acrescentando, construam suas casas, e se por acaso vierem a vender, vocês me
pagam e eu entregarei a documentação regularizada. Neste tempo estava em
construção a Estrada de Ferro da Companhia Brasileira de Estradas de Ferro,
sendo que em 1927, os primeiros trilhos chegaram a Fazenda “Cinco Várzeas”, e
começou a ser construída a Estação Férrea, a casa do Chefe da Estação, as casas
dos feitores e dos demais trabalhadores (cada grupo de trabalhadores era chamado
de “Turma”). Este fato trouxe enorme impulso a vila que já se formava, pela
quantidade de pessoas que trabalhavam ou que eram fornecedores de matérias
(dormentes), e que viviam em função da Estrada de Ferro. Assim foi chegando
gente de todos os lugares. Um belo dia João Sampaio disse:
– “esta na hora de realizarmos uma feira aqui no local”. Assim, convocou Horacio Marcelino que era marchante e morava em Piabas de Mundo Novo, a fim de que pelo menos uma banda do boi viesse ser vendido na primeira feira do povoado de Cinco Várzeas. Esta feira foi realizada em baixo de umbuzeiro e segunda a narração de Francelino Silva, alem da banda do boi trazida por Horacio Marcelino, só tinha pra ser vendido, um carneiro e um porco abatidos, uns quatro sacos de farinha, um saco de feijão, e mais algumas bobagens. Isto aconteceu em abril de 1928.
– “esta na hora de realizarmos uma feira aqui no local”. Assim, convocou Horacio Marcelino que era marchante e morava em Piabas de Mundo Novo, a fim de que pelo menos uma banda do boi viesse ser vendido na primeira feira do povoado de Cinco Várzeas. Esta feira foi realizada em baixo de umbuzeiro e segunda a narração de Francelino Silva, alem da banda do boi trazida por Horacio Marcelino, só tinha pra ser vendido, um carneiro e um porco abatidos, uns quatro sacos de farinha, um saco de feijão, e mais algumas bobagens. Isto aconteceu em abril de 1928.
Os primeiro moradores do povoado de Cinco Várzeas:
Antonio Valério, Bernardino couxo, Dazinho da loja, Dodô dos dormentes, Eduardo
Pereira, Eleodoro Lima, Firmino Sampaio, Francisco Marcelino de Miranda,
Geminiano Pedreira, Hermínio Ramos, Ismael Lima, Janjão do Lagedo, Januário
Passos, João Francelino Sampaio, João Passos, Joaquim Braga, Joaquim Fernando
Sobrinho, Joaquim Marcelino de Miranda, Jose de Zuza, Jose Pedreira, Jose Teiú,
Leonídio Nascimento, Leovegildo Gonçalves Lopes, Lindauro de tal, Manacá
padeiro, Manoel Almeida, Manoel Apolônio, Manoel de Alcino, Manoel Ignácio
Filho, Manuel Ferreira Batatinha, Macolino Pedreira, Maroto marceneiro, Maroto
Sampaio, Noé do tecido, Odílio Belém, Ovídio cabeleireiro, Pedro pagão, Pedro
queimado, Pio Martinho de Oliveira, Porcidônio de tal, Teotônio de tal,
Venâncio de tal, Vencerlêncio de tal, Virgilio Lima, Xixiu da pensão, Zuza
pedreira, além é claro, do próprio João Damasceno Sampaio.
Em
1932, na gestão d prefeito de Mundo Novo o Dr. Raul da Costa Vitória, o povoado
de Cinco Várzeas, foi elevado a categoria de Distrito de Paz, sendo nomeados as
primeiras autoridades do distrito, a saber: Juiz de Paz Jose Umbelino, Escrivão
de Paz Jose Maria de Lima, subdelegado Januário Marques, Fiscal Municipal
Francelino França da Silva. Nesta época também chegou o 1° medico para o
Distrito que foi o Dr. Julio Olimpio da Cruz, agente da estação João
Jeanbastian.
Em
1933 com a chegada da Estrada de Ferro, o povoado de Cinco Várzeas, passou a
denominar-se de “Povoado do Junco”. Em 05.04.1934 o Decreto Estadual 8.881,
criou o Distrito de Cinco Várzeas, para ser mudado novamente em caráter
definitivo para o nome de “Piritiba”, através do decreto estadual 11.089 de
30.11.38. Ainda em 1033 chegava ao distrito os primeiros professores públicos,
nomeados pelo estado: O Prof. Osvaldo Macedo, designado para a Escola Pública
de Andaraí e sua esposa D. Anna Macedo, designada para o Distrito de Cinco
Várzeas. Traziam uma filhinha com menos de um ano de nome Benedita Macedo.
Fixaram residência em Piritiba, e lecionaram por longos 35 anos. Aqui nasceram
os seus filhos e filhas: Leonor, Eulina, Mario Augusto e Osvaldo Macedo Filho.
O prof. Osvaldo Macedo, alem de professor era grande desportista e fundou em
1935 o primeiro time de futebol do Distrito de Cinco Várzeas.
Com
a inauguração da Estrada de Ferro em 1934, o Distrito de Piritiba teve um
grande impulso em seu desenvolvimento comercial, pois começaram a chegar
comerciantes vindos de Juazeiro, Saúde, Jacobina, Senhor do Bonfim, Salvador, e
outros locais, tornando o movimento na Estação Ferroviária muito intensa. O
distrito de Piritiba exportava: Gado bovino, farinha de mandioca, mamona,
dormentes, coco babaçu e ouricuri, pó de palha do ouicurizeiro, Tc, além de
receber diversas mercadorias oriundas de Jacobina, Senhor do Bonfim, Juazeiro e
Salvador.
Nesta
época chegaram em Piritiba os comerciantes: Jose Batista Cardoso, Antiacho
Pereira Lima, Pedro Neves de França e seus filhos: Herundino Neves de França,
Jose Neves de França, César Sampaio, Virgilio Barros, Leovegildo Gonçalves
Lopes, Adelino Moura, Francisco Batista (Chico Batista), Dario Rios Gomes,
entre outros. Em dezembro de 1939, desembarca em Piritiba, pela Estrada de
Ferro o Dr. Carlos Ayres de Almeida, a convite do farmacêutico Sr. Aloísio
Cedraz. Ambos trabalhavam no Distrito do França. Nessa época existia um grande
surto de malaria, principalmente as margens do rio Jacuípe que dizimou varias
vidas. Após concluir o seu trabalho naquele distrito, Dr. Carlos Ayres fixou
residência em Piritiba, vindo a ser posteriormente um grande batalhador pela
independência política da nossa cidade, culminado por exercer o cargo de
prefeito, eleito que foi em 03 de outubro de 1954.
Um
dia, caminhando com Francelino França da Silva, João Damasceno Sampaio,
sonhador que era, parou no alto do cruzeiro, de onde se avistava todo o
comercio, como se dizia antigamente, olhou para baixo, meditou e disse:
Francelino, na minha visão, estou enxergando um grande desfile de carros nas
ruas e também uma bela filarmônica tocando na rua da igreja. Francelino pensou
consigo mesmo: “este homem esta ficando louco”. Após alguns anos do falecimento
de João Sampaio, relata Francelino que aconteceu numa Festa do Senhor do Bonfim
realizada pela Igreja Católica local, onde o Padre Edival convocou todos os
proprietários de carros para uma grande procissão de encerramento das
festividades. Também veio para abrilhantar o evento no seu dia derradeiro, a
Filarmônica 2 de janeiro da cidade de Jacobina, que realmente iniciou a
procissão pela rua da igreja. Francelino retrucou: Não é que João Sampaio teve
sua visão mesmo? É verdade o homem enxergava as coisas antes delas acontecerem.
Um
fato mudou o destino do Distrito de Piritiba uma epidemia de febre tifóide e
desinteria bacilar, motivados pelos detritos de uma matadouro publico
localizado no terreno onde hoje é a Delegacia de Policia do município. O Dr.
Carlos Ayres, preocupado com o problema da saúde publica, comunicou o fato ao
prefeito de Mundo Novo, Dr. Adalberto S. Campos, pedindo providencias, e obteve
como resposta a indiferença e a omissão. Um dia aproveitando a visita do
prefeito ao distrito, uns quatro homens pediram que a prefeitura mandasse tapar
os buracos e varrer as ruas, pois estes serviços há muito tempo não eram
realizados. Mais uma vez a resposta do prefeito que detestava o distrito de
Piritiba, segundo Dr. Carlos Ayres era impublicavel, pois feria a dignidade e a
honra das pessoas que aqui viviam. A revolta com o descaso como eram tratadas
as reivindicações do nosso povo, por partes das autoridades municipais de Mundo
Novo, despertou num jovem medico um desejo de liberdade política para o
Distrito de Piritiba, fazendo uma convocação aos homens do lugar, para a luta
pela Emancipação. Além das reuniões com as pessoas mais influentes, Dr. Carlos
Ayres lançou mão de outro expediente: escrevia artigos pró emancipação em
panfletos e os espalhavam tanto em Piritiba como em Mundo Novo, o que era
retrucado por Eulálio Mota, cidadão Mundo novense na mesma modalidade, já que
era contrario aos ideais de libertação do povo Piritibano.
João
Sampaio indignado com tudo o que estava acontecendo, viajou para a capital,
manteve vários contatos com políticos e conhecidos e quando voltou, trouxe um
mapa do futuro município de Piritiba, com os limites já delineados, num
trabalho digno de louvor.
Formou-se
então uma comissão encabeçada por Dr. Carlos Ayres e mais Joaquim Sampaio Neto,
Dionísio Almeida, Otavio Souza Santos, Altamirando Sampaio da Silva, Antiacho
Pereira Lima, Milton Oliveira Sampaio, Jose Neves de França, Walter Brandão,
Carlos Brandão da Silva, Milton Almeida Sodré, entre outros, e após vários
contatos e visitas a Assembléia Legislativa, e a luta dos Deputados Basílio
Catalã de Castro, Amarilio Benjamim, finalmente foi assinada a Lei 503 de 27 de
setembro de 1952 pelo então Governador Dr. Régis Pacheco, concedendo a
Emancipação Política de Piritiba, desmembrando do município de Mundo Novo,
formado pelos distritos: Piritiba, França e pelos povoados de Andaraí, Areia
Branca, Cigana e Sumaré.
O
Sr., Otavio Souza Santos foi nomeado Gestor por 02 anos, até o advento das
eleições que seriam realizadas em 03 de outubro de 1954, quando foi eleito o 1°
Prefeito de Piritiba, o Dr. Carlos Ayres de Almeida do PSD, que disputou a
eleição com o Sr. Dionísio Almeida da UDN.
Após
dois meses de mandato do Prefeito Dr. Carlos Ayres de Almeida, as pessoas
influentes de Mundo Novo, notadamente o Sr. Eulálio Mota que era amigo pessoal
do Procurador Geral da Republica (ambos integralistas – Partido do líder Plínio
Salgado), conseguiram tornar sem efeito a Lei 503 que emancipou politicamente
Piritiba, voltando nossa cidade condição de Distrito de Mundo Novo. Na mesma
semana chegou a cidade uma comissão formada pelo prefeito de Mundo Novo, Sr.
Osvaldo Vitória, pelo Juiz de Direito da Comarca de Mundo Novo, e o Pe.
Nicanor, com a missão de tomar posse da prefeitura Dr. Carlos Ayres, prefeito
de Piritiba, resistiu e informou que só entregaria o cargo ao Governador do
Estado, o Dr. Antonio Balbino. Nesse ínterim uma multidão de piritibanos já
estava em frente a prefeitura, total apoio ao prefeito, o que intimidou a
comitiva Mundunovense que bateu em retirada. Uma semana após este incidente,o
prefeito de Piritiba, acompanhado do Sr. Davino Soares e o Sr. Milton Sodré foi
recebido em uma audiência pelo governador Dr. Antonio Balbino, que apoio a
atitude assumida pelo prefeito e declarou que enquanto fosse Governador do Estado,
a Prefeitura de Piritiba continuava sob a administração de Dr. Carlos Ayres,
que assim pode cumprir o seu mandato, mesmo contrariando a Lei que revogou a
Emancipação de Piritiba.
Em
março de 1958, faltando pois 08 meses para a realização das eleições para
Prefeitos dos Municípios, uma comissão encabeçada pelo Prefeito Dr. Carlos
Ayres, volta novamente a Assembléia Legislativa, agora com o apoio do Deputado
Dr., Waldir Pires que abraçou a causa dos piritibanos e colocou em tramitação a
Lei 140 que foi aprovada e restaurou a Emancipação Política de Piritiba. Essa
Lei foi assinada pelo Governador Dr. Antonio Balbino, no final do seu mandato.
Em retribuição, Piritiba através de suas lideranças deram uma votação histórica
ao Deputado Waldir Pires de 1.033 votos num Colégio Eleitoral de 3.800 votos
aproximadamente.
A
nova eleição foi realizada, em outubro de 1958, desta vez saiu vitorioso o Sr.
Joaquim Sampaio Neto (PSD), que derrotou novamente o Sr. Dionísio Almeida UDN).
A
gestão de Joaquim Sampaio Neto foi corada de êxito, tendo então Piritiba a
oportunidade de se desenvolver urbanisticamente. O Prefeito Joaquim Sampaio
Neto, providencio o calçamento de varias ruas, melhorou as estradas vicinais,
construiu varias pontes e mata-burros, construiu escolas, construiu Prédio da
Câmara de Vereadores, recuperou o prédio da Prefeitura Municipal entre outras
obras.
Em
1962, vence as eleições Jose Batista Viana Neto também do (PSD) contra Absalon
Lima da (UDN). Em seu primeiro mandato, Zuzinha como era conhecido, deu
prosseguimento as obras iniciadas por Joaquim Sampaio Neto numa continuidade
administrativa muito benéfica ao Município. Suas principais obras foram na área
urbana, com calçamentos de ruas, construção de salas escolares, tanto na sede
como em alguns distritos, etc.
E os anos se passaram e hoje O blogger Canal
de Noticia recebeu graves denúncias da atual administração da cidade.
As escolas continuam com
falta constante de merenda escolar;
Falta de diversos medicamentos na Farmácia Básica, inclusive medicamentos controlados;
Escolas caindo aos pedaços, sem nenhuma condição de uso;
Servidores perseguidos;
Funcionários terceirizados com mais de 4 meses de salários atrasados;
Professores em greve por descumprimento das leis por parte do executivo;
Transporte escolar em greve por 3 meses de atraso no pagamento;
Motorista de ônibus escolar sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
Carros de transporte escolar sem nenhuma condição de uso (falta cinto de segurança, extintor de incêndio, vidros quebrados, Pneus sem condição de uso (careca);
Alunos sendo transportados às escolas de motocicletas (que é proibido por lei)
Ônibus escolar com vidros quebrados;
Ônibus do programa “Caminho da Escola” transportando professor, sendo que os mesmos são de uso exclusivo para alunos de escolas públicas;
Ônibus do programa “Caminho da Escola” carregando passageiros;
Ônibus escolar sem a utilização do Tacógrafo (Veículos acima da velocidade permitida) ;
2 ônibus de propriedade de um vereador locado à prefeitura para o transporte de alunos;
Marido da Secretária de Educação com 2 Vans locadas à prefeitura para o transporte de Alunos;
Servidor municipal (guarda municipal) com 4 veículos locados à prefeitura para o transporte de alunos.
Dentre outras várias irregularidades, e no entanto, o prefeito fechou os olhos para as irregularidades, pelo contrário o prefeito no ano de 2015 já recebeu 61 diárias de janeiro a julho do corrente ano, totalizando R$ 23.850,00 e a justiça não faz nada, a situação de Piritiba é caótica.
Falta de diversos medicamentos na Farmácia Básica, inclusive medicamentos controlados;
Escolas caindo aos pedaços, sem nenhuma condição de uso;
Servidores perseguidos;
Funcionários terceirizados com mais de 4 meses de salários atrasados;
Professores em greve por descumprimento das leis por parte do executivo;
Transporte escolar em greve por 3 meses de atraso no pagamento;
Motorista de ônibus escolar sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
Carros de transporte escolar sem nenhuma condição de uso (falta cinto de segurança, extintor de incêndio, vidros quebrados, Pneus sem condição de uso (careca);
Alunos sendo transportados às escolas de motocicletas (que é proibido por lei)
Ônibus escolar com vidros quebrados;
Ônibus do programa “Caminho da Escola” transportando professor, sendo que os mesmos são de uso exclusivo para alunos de escolas públicas;
Ônibus do programa “Caminho da Escola” carregando passageiros;
Ônibus escolar sem a utilização do Tacógrafo (Veículos acima da velocidade permitida) ;
2 ônibus de propriedade de um vereador locado à prefeitura para o transporte de alunos;
Marido da Secretária de Educação com 2 Vans locadas à prefeitura para o transporte de Alunos;
Servidor municipal (guarda municipal) com 4 veículos locados à prefeitura para o transporte de alunos.
Dentre outras várias irregularidades, e no entanto, o prefeito fechou os olhos para as irregularidades, pelo contrário o prefeito no ano de 2015 já recebeu 61 diárias de janeiro a julho do corrente ano, totalizando R$ 23.850,00 e a justiça não faz nada, a situação de Piritiba é caótica.
Por Canal de Noticia
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